TÚNEL SANTOS-GUARUJÁ E NOVO AEROPORTO DEVEM IMPULSIONAR RECORDE NACIONAL NO TURISMO, DIZ MINISTRO
- Guaruja milgrau
- 20 de ago.
- 1 min de leitura
O ministro do Turismo, Celso Sabino, projetou nesta terça-feira (19) um recorde: o de que o País receberá mais de 10 milhões de turistas estrangeiros neste ano. E destacou os futuros túnel Santos-Guarujá e Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá, como obras que vão impulsionar o setor na Baixada Santista.
As afirmações foram feitas no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em entrevista de que A Tribuna participou.
“O turismo é uma pasta multissetorial”, disse Sabino, quando questionado sobre iniciativas previstas para a região. O ministro também apontou como benéfica ao segmento a recuperação das estradas federais — o que fez com que cerca de 60% dos usuários as classificasse como “boas” ou “ótimas”.
Ele também destacou a oferta de financiamentos a custo reduzido pelo Governo Federal a empreendedores por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), o que permitiria ampliação de hotéis, pousadas, bares e restaurantes, e o trabalho de divulgação das atrações turísticas brasileiras no Paíse no exterior. “Não é à toa que tanto Santos quanto o Brasil batem recordes de visitação.”
Regionalmente
No ano passado, Santos recebeu 14.314.405 visitantes, segundo a Prefeitura. O número representa aumento de 6,75% sobre o ano anterior, e foi o melhor desde 2020.
Na temporada de cruzeiros 2024/2025, de acordo com o Concais — responsável pelo Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini —, o impacto econômico para a Baixada Santista foi estimado em R$ 1,5 bilhão. Foi o maior volume já registrado, a despeito de ter sido a segunda maior movimentação de passageiros da história de Santos, com cerca de 1,030 milhão de pessoas, somados embarques, desembarques e trânsito.
Fonte: Atribuna




Comentários