TÚNEL ENTRE SANTOS E GUARUJÁ VAI IMPACTAR SISTEMA DE SAÚDE NO LITORAL DE SP E AGILIZAR ATENDIMENTOS MÉDICOS
- Guaruja milgrau
- 30 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
O túnel imerso entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, não vai transformar apenas a mobilidade entre as duas cidades da Baixada Santista, mas também representará um avanço estratégico para a saúde pública da região. A nova ligação promete agilizar e tornar mais seguro e previsível o transporte de pacientes, profissionais e materiais necessários para atendimentos médicos entre as margens do Canal do Porto de Santos.
Com 1,5 quilômetro de extensão, dos quais 870 metros ficam submersos sob o canal portuário, o Túnel Santos-Guarujá permitirá que veículos percorram em até cinco minutos o trajeto que atualmente pode levar mais de uma hora. O projeto contará com integração multimodal, incluindo faixas para veículos, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), pedestres e ciclistas, ampliando a conectividade e o acesso na Baixada Santista.
Atualmente, a travessia entre os municípios de Santos e Guarujá é feita principalmente por balsas, que levam em média 18 minutos, podendo chegar a 50 minutos ou mais devido a condições climáticas ou passagem de navios. Outra opção é pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
A obra terá impacto direto no atendimento de unidades de saúde que são referências, como o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, que recebe diariamente pacientes de diferentes cidades do litoral de São Paulo. De acordo com a diretora técnica do hospital, Ana Beatriz Soares, a nova ligação vai garantir acesso mais ágil e eficaz para a população da Baixada Santista.
“Esse túnel vai impactar muito a nossa região, porque nós recebemos pacientes de várias localidades do litoral, especialmente de Bertioga, que é uma região muito carente e que tem o Hospital Guilherme Álvaro como referência”, afirma.
“Parecia impossível que isso saísse do papel, mas agora é uma realidade. A população de Santos, Guarujá e de toda a região vai ter um acesso muito mais rápido, eficiente e com qualidade”.
Fonte: Atribuna






Comentários