top of page
Buscar

TRENS QUE LIGARÃO SÃO PAULO À BAIXADA SANTISTA, LITORAL E INTERIOR DO ESTADO VÃO DESENVOLVER SANTOS E CIDADES VIZINHAS.

  • Foto do escritor: Guaruja milgrau
    Guaruja milgrau
  • 28 de out.
  • 1 min de leitura

Com os projetos para implantação de trens ligando as cidades do litoral de São Paulo, a Capital e o Vale do Ribeira, a tendência é Santos voltar a se destacar nesse cenário. Isso porque o município da Baixada Santista tem uma longa história com o transporte ferroviário, que começa em 1870.


O jornalista e pesquisador da história de Santos, Sérgio Willians, conta que a primeira estrada de ferros chegou a Santos em fevereiro de 1870, com a inauguração da Estação do Valongo, ponto final do trem que vinha da Capital, pela antiga São Paulo Railway. No ano seguinte, o município instalava seu primeiro sistema para bondes, que pode ser considerado o “Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do passado”.


“Eram bondes puxados por tração animal, puxados por uma parelha de burros”, explica. O sistema se modernizou em 1909, quando passou a ser eletrificado, substituindo os animais pelos bondes movidos à energia elétrica. Em paralelo, surgia a São Paulo Southern Railway, linha férrea que passava pelo litoral sul.


“A cidade de Santos, de certa forma, por muitos anos esteve servida por transportes em trilhos, seja internamente através dos bondes, seja externamente através das linhas férreas”.


Fonte: Atribuna

ree

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page