Samu de Guarujá reforça atendimento a afogamentos junto ao GBMar durante o verão
- Guaruja milgrau
- 26 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Guarujá passa a atuar a partir desta quarta-feira (24), em conjunto com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), para reforçar o atendimento às vítimas de afogamento nas praias da Cidade. Uma viatura ficará estrategicamente posicionada na Praça Horácio Lafer, na Praia da Enseada, local onde já funciona a base do GBMar. Além dela, duas motocicletas também estarão atuando exclusivamente nas orlas das principais praias do Município.
A medida garante mais agilidade no atendimento pré-hospitalar, dando suporte imediato às vítimas resgatadas no mar. Sempre que houver uma ocorrência de afogamento, as equipes do GBMar farão o resgate e contarão com o apoio direto do Samu no local.
Os profissionais realizarão o primeiro atendimento ainda na areia e, caso necessário, providenciarão a remoção rápida da vítima para uma unidade de saúde, reduzindo o tempo de resposta e aumentando as chances de recuperação.
De acordo com o coordenador do Samu de Guarujá, a integração entre as equipes é fundamental neste período. “O verão exige uma atuação ainda mais preparada. Estar ao lado do GBMar permite que o atendimento comece imediatamente após o resgate, com equipe médica e equipamentos adequados. É uma estratégia que vai garantir mais segurança e eficiência no socorro às vítimas”, destaca.
Iniciativa se soma ao Ciclo Samu
Além da destinação de uma viatura para o trabalho conjunto ao GMBar, outra novidade passará a acontecer no próximo sábado (27): o Ciclo Samu. Nele, os profissionais do Samu passarão a realizar atendimento nas orlas também com bicicletas. A iniciativa foi idealizada considerando a dificuldade de deslocamento no trânsito, devido ao aumento expressivo do número de veículos na Cidade, colaborando também para a diminuição do tempo-resposta nos atendimentos de urgência e emergência durante a temporada de verão.
Para isso, 12 profissionais entre técnicos de enfermagem e enfermeiros, que já atuam no Samu, participaram de um Curso Complementar de Condutor de Bicicleta de Emergência. A capacitação foi ministrada pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), nos dias 18 e 19 de novembro, com aulas teóricas e práticas.





Comentários