top of page
Buscar

REAJUSTE DE EMENDA PARLAMENTAR VOLTA À PAUTA NA CÂMARA DE GUARUJÁ.

  • Foto do escritor: Guaruja milgrau
    Guaruja milgrau
  • 11 de out.
  • 2 min de leitura

Cerca de dois meses após entendimento com a Prefeitura e a retirada da proposta, o vereador Valdemir Batista Santana, o Val Advogado (Pode), reapresentou projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal para elevar as emendas parlamentares dos vereadores de Guarujá. O objetivo é aumentar a proporção de 0,07% para 0,1% da receita corrente líquida da Prefeitura (arrecadação menos impostos). Na prática, 42,9% acima da atual. Estima-se que cada um dos 19 vereadores teria cerca de R$ 2,4 milhões a indicar no Orçamento do ano que vem em subvenções, auxílios e investimentos em obras, com metade do valor à saúde. Uma comissão de vereadores analisará o texto, formada por Sérgio Santa Cruz (Cidadania), Marcio Pet Shop (Cidadania) e Andréia Feijó (PSB). Em agosto, quando pediu a retirada do projeto, Val havia dito que o momento não era “oportuno, prudente nem responsável” e que se estudaria reapresentar a proposta em 2026. Ressurgiu antes, também segundo o vereador, depois de novas discussões e consulta à Prefeitura. “Hoje, após diálogo e amadurecimento do debate, estamos em condições de retomar a proposta com segurança técnica e responsabilidade fiscal. (...) O debate amadureceu e (...) há consenso quanto à importância de fortalecer o papel do Legislativo na destinação de recursos públicos.”


Uma notícia

Horas após conduzir audiência sobre o Aeroporto de Guarujá, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, a deputada Rosana Valle (PL) postou: “Traçado do Túnel Santos-Guarujá pode impedir a expansão futura do Aeroporto Metropolitano”, com base em um “alerta da Aeronáutica”.


Brigadeiro falou

Rosana tomou por base declaração feita pelo subdiretor de Engenharia da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica, Steven Meier, de que obras viárias do lado guarujaense do túnel Santos-Guarujá poderiam limitar o aumento do tamanho da pista, necessário a aviões maiores.


Nada de exaltações

Uma leitora da postagem se aborreceu e escreveu, sobre os projetos, que “um emperra o outro e nada vai sair”. Rosana respondeu, porém, que túnel e aeroporto “serão feitos e vão conviver harmonicamente”, pois “o problema foi apontado e será resolvido no projeto”.


Fonte: Atribuna

ree

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page