QUER VER O MAIOR CARANGUEJO DO MUNDO? ESTÁ EM SANTOS E TEM PATAS GIGANTES
- Guaruja milgrau
- há 17 horas
- 2 min de leitura
O caranguejo-aranha japonês (Macrocheira kaempferi) é considerado o maior artrópode (animais com patas articuladas) do mundo e pode ser visto em Santos, no litoral de São Paulo. Mas fique tranquilo: ele não vai encostar no seu pé no mar. Um exemplar está em exposição permanente no Museu do Mar, no bairro Ponta da Praia.
O biólogo marinho e diretor-presidente da Sociedade Museu do Mar, Luiz Alonso Ferreira, de 79 anos, contou ao g1 que a espécie vive em áreas de grande profundidade no Japão, sendo encontrado durante a captura comercial, que acontece apenas duas vezes por ano.
De acordo com o especialista, as patas esticadas do exemplar de Santos têm quase dois metros de comprimento, ou seja, são maiores do que muitas pessoas. Ainda segundo Alonso, há registros raros de caranguejos-aranha com patas que chegaram a quase quatro metros.
“A espécie Macrocheira kaempferi é a maior do mundo. O que temos aqui não atingiu o tamanho máximo, pois são extremamente raros e vivem em águas muito profundas”, explicou o biólogo. “Para nós foi uma grande alegria termos essa espécie aqui”, acrescentou ele.
Viagem para Santos
Alonso contou que conheceu a espécie em um museu no Rio de Janeiro há aproximadamente 20 anos. Desde então, a equipe do Museu do Mar começou os trâmites para conseguir um exemplar do caranguejo-aranha japonês.
O animal foi capturado no Japão e enviado para uma empresa especializada em taxidermia [técnica de montagem ou reprodução de animais para exibição ou estudo] na China. O biólogo afirmou que o caranguejo teve a carne e as vísceras retiradas, além de ter sido totalmente desarticulado.
“Ele foi enviado da China para o Museu do Mar. Aqui, nós iniciamos a montagem que levou cerca de um mês. Se viesse já montado, o pacote seria imenso e ele veio de avião”, explicou o diretor-presidente.
Fonte: G1



