Programa de incentivo fiscal à cultura de Guarujá é lançado
- Guaruja milgrau
- 18 de ago.
- 2 min de leitura
Foi oficialmente lançado na noite desta quarta-feira (13), no Teatro Procópio Ferreira, o Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura, o Promicult. A iniciativa é da Prefeitura de Guarujá, gerida pela da Secretaria de Cultura (Secult), e cria um mecanismo permanente para fomentar a cultura local, permitindo que pessoas físicas destinem um percentual do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) anual a projetos culturais aprovados.
Estiveram presentes diversas autoridades do Município, como o prefeito e a primeira dama, o vice-prefeito, além do secretário de Cultura. Em seu discurso, o chefe do Executivo relembrou a luta do setor cultural da Cidade, da qual sempre participou. “Criamos a Secretaria Municipal de Cultura, há 20 anos, e agora estamos podendo concretizar muitos outros planos”, comemora.
Durante o evento, houve apresentações do Movimento Teatral de Guarujá, do Movimento da Música e da cordelista Cacau Nascimento. Além disso, o Reisado Sergipano Bumba Meu Boi e Reisado Mirim de Guarujá e também a bateria mirim da Escola Imperador da Ilha levantaram a plateia.
PJs também
Além das pessoas físicas, pessoas jurídicas também poderão direcionar ao setor cultural uma parte da receita do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Mais detalhes serão divulgados em edital a ser publicado no Diário Oficial do Município. A destinação de uma parte do valor captado pelo Promicult ao Fundo Municipal de Cultura visa fortalecer políticas culturais de longo prazo na cidade. O programa é abrangente e contempla diversas linguagens artísticas e culturais, incluindo música, teatro, dança, literatura, audiovisual, culturas populares e patrimônio imaterial.
Setor apoia
Os artistas locais prestigiaram o lançamento do Promicult. A artesã Alessandra Rodrigues esteve presente e disse que está animada. “Creio que agora será aberto um espaço muito amplo para nós, artistas de Guarujá. Estamos recebendo mais apoio agora nessa gestão e esse projeto vai abrir muitas portas para os artistas”, declara.
A artista plástica Camila Araújo também foi conferir de perto o lançamento e demonstrou empolgação com o Promicult. “Muitas vezes queremos fazer algo novo e não temos essa verba. Com esse incentivo, virão mais trabalhos lindos de nossos artistas da Cidade”, revela.





Comentários