NÚMERO DE PRESOS ATINGE RECORDE E CAPTURAS DE FORAGIDOS SOBEM 27% NA BAIXADA SANTISTA
- Guaruja milgrau
- 23 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
A Baixada Santista registrou, em outubro, o maior número de prisões da sua série histórica e um aumento de 27% na captura de foragidos da Justiça, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo. No mesmo período, a região também apresentou queda em indicadores de crimes como roubos, homicídios e latrocínios.
Ao todo, 928 infratores foram presos em flagrante ou capturados por mandados judiciais nos nove municípios da região, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. O número representa um crescimento de 9,2% em relação a outubro do ano passado e é o maior já registrado.
O avanço foi impulsionado pelo aumento no cumprimento de mandados de prisão. Em outubro, 337 pessoas foram presas ou apreendidas por determinação judicial, a segunda maior marca dos últimos 25 anos. No mesmo mês de 2024, haviam sido 265 detenções, o que representa alta de 27%.
Parte desses resultados ocorre em um contexto de ampliação do monitoramento eletrônico na região. Atualmente, cerca de 1,8 mil câmeras e sensores estão instalados e integrados ao Muralha Paulista nos municípios da Baixada Santista, com capacidade de identificar pessoas procuradas pela Justiça e veículos com registro de furto ou roubo por meio do cruzamento de bases de dados oficiais.
De acordo com o Centro Integrado de Comando e Controle da SSP, o sistema emite diariamente entre 80 e 100 alertas de pessoas ou veículos suspeitos no litoral paulista, encaminhados às forças de segurança estaduais e municipais. Além das prisões, o monitoramento também tem sido utilizado em investigações de maior porte.
“A integração dos municípios ao programa tem sido fundamental para fortalecer a atuação conjunta das forças de segurança no combate ao crime organizado na região litorânea de São Paulo. Vamos aumentar nossa capacidade de monitoramento e impedir que criminosos se aproveitem da estrutura viária local para realizar atividades ilícitas”, reforçou o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.
Fonte: SantaPortal






Comentários