Maria fumaça de Guarujá ganha revitalização e deve virar pinto turístico
- Guaruja milgrau
- 3 de set.
- 2 min de leitura
Maria Fumaça, a locomotiva que era um dos principais meios de locomoção em Guarujá, ainda no século 19, e fazia o transporte ao centro da Cidade, Vicente de Carvalho e às travessias de balsas, terá o seu pavilhão renovado.
O local que abriga a locomotiva, no cruzamento das avenidas Puglisi e Leomil, está passando por reformas e poderá abrigar um Posto de Informação Turística (PIT), para atendimento especializado aos visitantes, com informações sobre atrativos, eventos e serviços.
A obra deve durar 30 dias, para reparação de infiltrações no telhado, pintura geral, tratamento de trincas e rachaduras, troca de vidros quebrados, além da implantação de um novo paisagismo no entorno. Manter viva a história da Cidade é o objetivo da revitalização.
“Hoje temos um estudo em andamento para que o local possa se tornar um Ponto de Informação Turística (PIT), mas o mais importante é entregar um equipamento revitalizado, que reflita nossa identidade e esteja à altura da importância que o Pavilhão tem para todos nós”, comentou o prefeito Farid Madi (Pode).
O equipamento funciona como uma ‘cápsula do tempo’ para a era dourada das ferrovias, e se tornou ainda mais especial por ter sido zelado, por pouco mais de 50 anos, por uma moradora e servidora pública do Município, a Mariazinha das Flores. Todos os dias, ela lustrava o maquinário e colocava flores em torno do pavilhão. Ela morreu aos 75 anos, em 2010.
Informação
Em abril, foram reabertos quatro postos de informação turística na Cidade: Rodoviária (Av. Santos Dumont, 840, Santo Antônio), Praia do Tombo (Av. Prestes Maia, Jardim Las Palmas), Mirante das Galhetas (Rua das Galhetas, Jardim Astúrias) e na sede da Secretaria de Turismo (Rua Washington, 607, Centro). Os postos funcionam das 9 às 17 horas.
Fonte: Atribuna




Comentários