top of page
Buscar

MAIOR ONDA DO MUNDO É SURFADA POR ATLETA DE GUARUJÁ, APONTA MEDIÇÃO EXTRAOFICIAL; GUINNESS AVALIA

  • Foto do escritor: Guaruja milgrau
    Guaruja milgrau
  • 29 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

O surfista brasileiro Rodrigo Koxa, nascido em Jundiaí e radicado em Guarujá, no litoral de São Paulo, pode ter batido um novo recorde mundial de maior onda já surfada. No dia 19 de dezembro, em Nazaré, Portugal, ele encarou uma onda que, segundo medição extraoficial, atingiu 29,15 metros de altura, superando a marca atual registrada pelo Guinness World Records.


As medições foram realizadas por Paulo Vinicius, designer, cineasta e surfista, o mesmo profissional responsável por aferir o primeiro recorde de Koxa no local, em 2014, quando o brasileiro entrou para o Guinness Book. O recorde vigente pertence ao alemão Sebastian Steudtner, com uma onda de 26,21 metros, também surfada em Nazaré.


Apesar do resultado preliminar indicar a quebra do recorde, a marca ainda passará por uma análise técnica do Guinness World Records. A avaliação oficial deve ocorrer ao longo de 2026, e o resultado final só deve ser divulgado no segundo semestre do próximo ano.


Koxa destacou os riscos envolvidos em surfar ondas gigantes em Nazaré e a importância do trabalho em equipe. “Só (ficam) eu e o Vitor às vezes, pode ser um risco. Uma onda muito grande que o cara caiu, você pode passar o seu parceiro pilotando moto aquática procurando ele e Nazaré não tem canal. Você passa reto, vai pra praia, e até seu parceiro ser resgatado novamente pode demorar um tempão”, afirma.


Decisões rápidas

Segundo o surfista de Guarujá, a dinâmica do mar em Nazaré exige decisões rápidas. “Às vezes, você não pega na primeira onda, tem que tomar a segunda. E cada onda é gigante. O risco de ir pra pedra é muito grande”, relata.


Koxa também ressalta a conexão entre os integrantes da equipe GoBigger Team, da qual é fundador. “Tem muito lance de empatia. Por isso que o time é importante, conhecer a pessoa que está ali pra você resgatar, porque você sabe que ela conta contigo. Esses dias assim valem ouro”.


Repercussão internacional

Após sair da água, o surfista de Guarujá começou a dimensionar o tamanho da onda surfada a partir das imagens captadas por drones e câmeras externas. “Quando começaram a aparecer as imagens, eu fiquei minúsculo. Era uma onda gigante, um paredão, parecia um prédio. Eu nunca vi uma onda tão limpa”, diz.


A repercussão foi imediata. “Começou a ter especulação. As medições começaram a aparecer: 27 metros, 28 metros, 29 metros, e pode ser o novo recorde”, conta Koxa, que afirma acompanhar a repercussão internacional do feito.


Mesmo antes da confirmação oficial, o surfista avalia o momento como resultado do trabalho coletivo. “Isso mostra nosso trabalho, nossa busca, o que nosso time está fazendo e como eu confio no meu time”, afirma, agradecendo ainda o acolhimento da comunidade local. “Como sempre, o povo de Nazaré é muito acolhedor”.


Trajetória

Praticante de surfe desde os 8 anos, Rodrigo Koxa tem uma relação marcante com Nazaré. Em 2014, ao tentar quebrar o recorde na vila portuguesa, quase perdeu a vida. Três anos depois, em 2017, teve sua marca reconhecida oficialmente pelo Guinness World Records e venceu o XXL Big Wave Awards.


Nas últimas semanas, a equipe GoBigger também lançou no YouTube o reality “GoBigger Team – Nazaré”, que mostra os bastidores das sessões de ondas gigantes. Novos episódios são publicados sempre às quintas-feiras, às 18h.


Independentemente do resultado final da análise do Guinness, Koxa afirma que seguirá surfando ondas gigantes, motivado pela paixão pelo esporte e pela busca constante por evolução.


Fonte: Atribuna


 
 
 

Comentários


bottom of page