LITORAL DE SP TEM 30 MORTES POR AFOGAMENTO E MAIS DE 1.400 SALVAMENTOS NAS PRAIAS DESDE DEZEMBRO
- Guaruja milgrau
- 12 de jan.
- 1 min de leitura
Em pouco mais de um mês, 30 pessoas morreram afogadas nas praias do litoral de São Paulo. O dado foi divulgado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), que no mesmo período resgatou 1.475 banhistas. Em média, pelo menos uma vida foi salva a cada hora.
De acordo com a corporação, os números fazem parte da Operação Praia Segura, em vigor desde 1º de dezembro. Até o último domingo (11), as equipes do GBMar realizaram 884 ações de salvamento, algumas envolvendo mais de um banhista, e 26 operações com apoio de aeronaves.
Além disso, os bombeiros ainda estiveram empenhados em 506.057 ações de prevenção com orientações a banhistas dentro e fora d’água.
Segundo o GBMar, a população deve seguir as orientações dos guarda-vidas para evitar afogamentos. Os riscos aumentam em períodos de maior movimento nas praias, como o verão e as férias escolares.
O segundo fim de semana de 2026 terminou com nove mortes por afogamento nas praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Os casos mobilizaram equipes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) em Guarujá, Itanhaém, Praia Grande e Mongaguá.
De acordo com o balanço divulgado pela corporação, das nove ocorrências, oito envolveram homens, com idades entre 14 e 67 anos. A maioria dos casos aconteceu em Itanhaém e Guarujá, sendo três em cada cidade.
Seis dos afogamentos foram registrados em um intervalo de aproximadamente 14 horas: entre 12h de sábado (10) e 1h50 de domingo (11). As outras três mortes foram registradas no decorrer do domingo (11).
Fonte: G1







Comentários