GUARUJÁ ESTUDA IMPLANTAR FAIXAS EXCLUSIVAS PARA MOTOCICLISTAS ATÉ 2026
- Guaruja milgrau
- 19 de out.
- 1 min de leitura
A prefeitura de Guarujá, no litoral de SP, estuda implantar o Projeto Faixa Azul em vias da cidade até 2026. A iniciativa, em análise pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), tem como objetivo aumentar a segurança de motociclistas — grupo mais vulnerável em acidentes de trânsito, especialmente após o crescimento das entregas por aplicativo nos últimos anos.
O plano inicial prevê a criação das faixas exclusivas para motos nas avenidas Dom Pedro I, na Enseada, e Santos Dumont, em Vicente de Carvalho.
Técnicos da Semob participaram de reuniões com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, que implantou o sistema de forma experimental na capital. Segundo a CET, a medida reduziu o número de colisões envolvendo motocicletas.
O prefeito de Guarujá, Farid Madi, afirmou que o projeto está em fase final de estudos. “Temos uma frota de motocicletas muito grande e precisamos adotar soluções técnicas com responsabilidade para proteger vidas no trânsito”, disse.
Como a Faixa Azul ainda não faz parte do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sua implantação depende de autorização especial da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe incluir a medida oficialmente na legislação.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Sales, o projeto técnico vai definir as vias adequadas, levando em conta a largura e o fluxo de veículos. “Há todo um conjunto de engenharia de tráfego que sustenta a implantação da Faixa Azul. Após essa etapa, o pedido será encaminhado à Senatran ainda neste ano”, afirmou.
Fonte: CostaNorte





Comentários