GOVERNO DE SP CONFIRMA CONSÓRCIO ACQUA VIAS SP COMO VENCEDOR DA PPP DE TRAVESSIAS HÍDRICAS.
- Guaruja milgrau
- 20 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), informa que, conforme publicação desta sexta-feira (19) no Diário Oficial do Estado, o consórcio Acqua Vias SP foi declarado vencedor da Parceria Público-Privada (PPP) de Travessias Hídricas, após a conclusão da análise da documentação de habilitação e sem registro de recursos administrativos. A empresa segue para a etapa de homologação da licitação e pela adjudicação, etapas que antecedem a assinatura do contrato.
Com isso, o processo licitatório é concluído e o consórcio passa a cumprir as providências finais para a formalização do contrato, prevista para o início de 2026. O Acqua Vias SP é formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Rodonave Navegações, Zetta Infraestrutura e Participações e Innovia Soluções Inteligentes.
O contrato da PPP, com duração de 20 anos, prevê a aquisição de mais de 40 novas embarcações, sendo a maioria delas 100% elétricas. Os recursos também contemplam a requalificação e a ampliação de 20 terminais no Estado de São Paulo, novas oficinas de manutenção, centros de controle operacional, cabines automáticas de cobrança e sistemas de automação e segurança.
“O mais importante é o efeito social que esse projeto vai trazer para a população. Vamos triplicar a capacidade de transporte, eliminar um grande gargalo e beneficiar diretamente os usuários, com um serviço melhor, mais eficiente, mais confortável e com menor impacto ao meio ambiente. Será também um grande vetor de desenvolvimento sustentável para as regiões atendidas”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Durante a estruturação, a PPP de Travessias Hídricas tornou-se o primeiro projeto no Brasil a receber a certificação internacional Blue Dot Network, concedida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O selo reconheceu o alinhamento do projeto com os mais altos padrões de governança, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.
Fonte: SantaPortal






Comentários