EVENTO GASTRONÔMICO EM HOTEL DE LUXO É ADIADO, FRUSTRA EMPRESÁRIOS E CAUSA POLÊMICA NO LITORAL DE SP.
- Guaruja milgrau
- 21 de jul.
- 3 min de leitura
Um evento em Guarujá, no litoral de São Paulo, era a garantia de diversão para os frequentadores e esperança de lucros para expositores, especialmente ligados à alimentação. Porém, uma decisão da organização frustrou vários comerciantes que relatam prejuízos e problemas na devolução de valores já pagos.
O evento é a Gastro Week, que seria organizado no Casa Grande Hotel, na Praia da Enseada. De acordo com o diretor executivo, André Capparelli, o motivo do adiamento foi a “preocupação com a segurança dos expositores e participantes do evento”, mas sem especificar a quais situações se referia.
Em nota, o Casa Grande Hotel alega que “a não realização do evento se deve exclusivamente ao descumprimento contratual por parte da organização, em especial pela inadimplência das obrigações financeiras assumidas, referentes unicamente ao aluguel do espaço destinado à realização do evento” e que “possui todas as licenças válidas e regulares, em conformidade com a legislação vigente.
Relatos e explicações
“Eles prometeram que nós teremos uma rentabilidade muito boa. Nós pagamos uma taxa de adesão no valor de R$ 4 mil e fizemos uma compra no valor de 10 mil reais de espetinhos. Faltando dois dias para o evento, eles anunciaram na internet que seria cancelado”, relara o empresário Guilherme Muniz Ferreira, proprietário do Restaurante Villa Rio.
Ele entrou em contato com a organização, requerendo a restituição do valor pago. “Eles falaram que não tinham dinheiro e que só iriam pagar no dia 21 de agosto. A gente ficou a ver navios, como se diz”, acrescenta.
Sobre os contratos, estão sendo efetuados os distratos com todos. “Estipulamos um prazo em cada documento para devolução dos valores. Cada expositor tem sido respondido por mim, pela minha equipe e pelo meu jurídico. Estão todos sendo acompanhados. Os distratos estão chegando e sendo encaminhado para cada empresário para assinatura”, assegura o responsável pela Gastro Week.
Ferreira lembra que, no contrato, existe uma multa em relação ao que eles falaram em base de faturamento. “Acreditando que ia ser um bom faturamento. Que eles tinham já 25 mil pessoas inscritas para participar dos eventos e dos shows. Fora os hóspedes do hotel e quem chegaria para comprar os ingressos na hora e nada disso aconteceu”;
Capparelli sustenta que “não foi cancelamento, mas um adiamento”. “Já temos nova data e estamos conversando com diversos locais para nova realização. Nossa maior preocupação são os expositores e estamos trabalhando para que não se sintam lesados pelo nosso time. Faremos a devolução dos valores investidos e ainda deixamos as portas do próximo evento abertas para que eles exponham sem custo algum na adesão”, alega.
Outro representante de uma das empresas expositoras, que preferiu não se identificar, conta que não chegou a ter prejuízo financeiro direto, já que os produtos não chegaram a ser entregues. "O nosso maior prejuízo foi de tempo mesmo", disse. No entanto, ele ressalta que conhece várias pessoas que foram prejudicadas.
Segundo o relato, ele foi o primeiro a descobrir que o evento não aconteceria, após uma visita técnica ao local, dois dias antes da data prevista. "O pessoal do Casa Grande me informou que o salão não tinha sido pago e, por isso, o evento não iria mais acontecer."
O fornecedor também revelou que foi ele quem indicou a equipe responsável pela estrutura de som dos shows. Como os profissionais eram seus amigos e também não receberam pagamento antecipado, a entrega dos equipamentos não chegou a ser feita, evitando prejuízos. "Mas teve gente que comprou produto contando com o evento e ficou com estoque parado. Esses sim saíram no prejuízo”, emenda.
Shows
A programação de shows incluía apresentações de Lucas Lucco, no dia 20; Marcelo Falcão e Xamã, no dia 18; MC Daniel e DJ Carola, no dia 19 e Tiago Iorc, no dia 20. De acordo com o empresário, será feito o cancelamento de todos os ingressos emitidos.
“Dessa forma, todos recebem o estorno do ingresso comprado; caso queiram ir ao show em nova data que será divulgada, o participante deverá adquirir um novo ingresso. O evento acontecerá em nova data e estamos bem otimistas com o que faremos acontecer no litoral paulista”, encerra o diretor da Gastro Week.
Fonte: Atribuna







Comentários