MARINHA AMPLIA FISCALIZAÇÃO A EMBARCAÇÕES NO LITORAL DE SP NA TEMPORADA DE VERÃO.
- Guaruja milgrau
- há 3 horas
- 1 min de leitura
A Marinha do Brasil intensifica a fiscalização de embarcações no litoral de São Paulo até março, por meio da Operação Navegue Seguro. A ação visa combater irregularidades na condução de motos aquáticas, lanchas, barcos e no consumo de bebidas alcoólicas durante a navegação.
Segundo a Capitania dos Portos de São Paulo, o foco é conscientizar os condutores de embarcações de esporte e recreio sobre a importância de cumprir as normas de segurança e de preservar o meio ambiente nas atividades marítimas e lacustres
A operação acontece em todo o território nacional. Em São Paulo, mobiliza 200 militares e conta com o reforço de outros 50 agentes, que atuarão em 151 municípios para garantir mais segurança aos banhistas.
Infrações
A Marinha estará atenta a infrações que contribuem para acidentes náuticos, como:
🚫Ausência de habilitação dos condutores;
🚫Documentação da embarcação vencida ou incompleta;
🚫Falta de equipamentos de segurança obrigatórios (coletes salva-vidas, boias, extintores);
🚫Superlotação e condições inadequadas de navegabilidade.
A fiscalização também será intensificada contra o consumo de bebidas alcoólicas por condutores, com o uso de etilômetros para coibir essa prática.
Habilitação é obrigatória
Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo, o capitão Marcus André de Souza e Silva destacou um dos principais problemas enfrentados pela Marinha: o aluguel de embarcações por pessoas sem a devida habilitação.
“Esse é o maior problema que enfrentamos, especialmente porque muitos turistas vêm passar as férias na região litorânea e acabam alugando embarcações sem a habilitação necessária”, explicou o capitão.
Fonte: G1






Comentários