DE OLHO NA ECONOMIA, CIDADES DA BAIXADA SANTISTA INVESTEM EM ILUMINAÇÃO LED.
- Guaruja milgrau
- 16 de jul.
- 1 min de leitura
Economia de recursos e segurança levam prefeituras da Baixada Santista a trocar lâmpadas a gás por LED. No último mês, Guarujá anunciou que renovou toda a iluminação pública: agora, 100% das luminárias funcionam com tecnologia LED, contemplando todos os bairros da cidade. Entre os motivos para essa transformação estão a maior eficiência energética, o menor risco de curto-circuito e o impacto ambiental reduzido.
“Quando usamos lâmpadas incandescentes, a iluminação correspondia a cerca de 5% do consumo; os outros 95% eram transformados em calor. Com o tempo, essas lâmpadas foram substituídas por outras com gás, e o rendimento melhorou muito — a iluminação gerada passou de 40% a 60%. Já as lâmpadas LED transformam cerca de 95% da energia em iluminação”, explica o engenheiro Luiz Augusto Fernandes, professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta).
Outras cidades da região seguem no mesmo processo. Atualmente, 64% das lâmpadas públicas em Santos são de LED — 19.646 unidades no total. Entre os bairros contemplados estão Aparecida, Piratininga, José Menino, Pompéia, Vila Belmiro, Gonzaga e Rádio Clube, este último, com 1.025 luminárias instaladas até maio, além da orla da praia, com 2.835 pontos.
Fonte: SabtaPortal







Comentários