top of page
Buscar

TRAVESSIAS DE BALSAS DE SANTOS, GUARUJÁ E BERTIOGA TERÃO NOVA RESPONSÁVEL NO LITORAL DE SP

  • Foto do escritor: Guaruja milgrau
    Guaruja milgrau
  • há 10 horas
  • 2 min de leitura

O Governo de São Paulo confirmou o consórcio Acqua Vias SP como vencedor da Parceria Público-Privada (PPP) de Travessias Hídricas. A informação foi publicada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial do Estado, após a conclusão da análise da documentação de habilitação e sem registro de recursos administrativos.


Logo no início do anúncio, o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, destacou a importância do projeto para a população. “O mais importante é o efeito social que esse projeto vai trazer para a população. Vamos triplicar a capacidade de transporte, eliminar um grande gargalo e beneficiar diretamente os usuários, com um serviço melhor, mais eficiente, mais confortável e com menor impacto ao meio ambiente. Será também um grande vetor de desenvolvimento sustentável para as regiões atendidas”.


Com a conclusão da fase de habilitação, o consórcio segue agora para as etapas de adjudicação e homologação, que antecedem a assinatura do contrato. A formalização está prevista para o início de 2026.


O Acqua Vias SP é formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Rodonave Navegações, Zetta Infraestrutura e Participações e Innovia Soluções Inteligentes. Com isso, o processo licitatório é considerado encerrado, restando apenas as providências finais para a assinatura do contrato.


Investimentos previstos na PPP


O contrato terá duração de 20 anos e prevê a aquisição de mais de 40 novas embarcações, sendo a maioria delas 100% elétricas. O projeto também contempla a requalificação e a ampliação de 20 terminais em diferentes regiões do Estado de São Paulo.


Além disso, estão previstos novos centros de controle operacional, oficinas de manutenção, cabines automáticas de cobrança e a implantação de sistemas de automação e segurança, com foco na modernização do transporte aquaviário estadual.


Fonte: Atribuna

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page