CRIANÇAS DE GUARUJÁ RECEBEM ÓCULOS COM PROJETO SOCIAL.
- Guaruja milgrau
- 6 de out.
- 2 min de leitura
Um grupo de 30 crianças da rede municipal de ensino em Guarujá foi beneficiado pelo Projeto Olhar que Transforma, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, em parceria com o Lions Club Guarujá. Alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental diagnosticados com necessidade de corrigir problemas oculares receberam seus óculos, de forma gratuita.
“De uns anos pra cá, houve uma demanda muito grande de crianças na rede pública. A escola até identificava com o teste de acuidade (tabela de Snellen, com letras de tamanhos decrescentes) que a criança necessitava passar por oftalmologista, mas os pais acabavam não levando”, explicou o presidente do Lions Club Guarujá, Orlando João de Souza Junior.
Uma van, fornecida pelo Lions Club, foi utilizada como consultório móvel e atendeu in loco nas escolas. Cerca de sete mil crianças realizaram o teste. Aquelas que tiveram constatada alguma dificuldade de visão foram agendadas para passar por um especialista e definir o grau. Depois disso, as crianças foram encaminhadas para escolher os óculos, entregues há duas semanas. “Não adianta ser qualquer tipo de óculos. Ela tem que ir lá, escolher, colocar no rosto, porque tem rosto maior, menor... Tem que ficar bem ajustado”.
A ação ocorre com apoio das secretarias municipais de Educação e de Saúde. “Garantindo saúde ocular e melhorando a condição de aprendizado, aumentamos a autoestima das crianças e melhoramos a qualidade de vida e de futuro. Esse é o nosso principal objetivo”, ressaltou a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Haifa Madi.
Emoção
Uma criança com autismo de 8 anos emocionou Orlando. Seu comportamento em sala de aula chamava a atenção pela falta de concentração e irritabilidade, o que os pais e professores deduziam ser do autismo.
Porém, ao passar pelo exame, o médico constatou que a criança enxergava apenas vultos. Resultado: ela precisava de um óculos de 12 graus. “A criança ficou olhando um mundo que nunca tinha visto. Foi muito marcante pra todo mundo. É algo muito gratificante”.
Banco
Em paralelo, o projeto de Banco de Óculos já doou mais de 4,6 mil unidades. O Lions Club conta com doações de armações, novas ou usadas (em bom estado). Elas recebem manutenção, as lentes são retiradas e ficam disponíveis para os assistidos.
“A gente pede que as pessoas doem, porque muitas têm óculos bons. Às vezes, jogam até no lixo, sem saber que pode ter efeito em alguém”, disse o presidente do Lions Club, Orlando João de Souza Junior.
Fonte: Atribuna







Comentários