CONCESSIONÁRIA TIRA POSTES E GERADOR DE COMUNIDADE E 6 MIL PESSOAS FICAM SEM ENERGIA EM GUARUJÁ.
- Guaruja milgrau
- 24 de jul.
- 2 min de leitura
Aproximadamente 6 mil moradores do bairro Vila Nova, em Guarujá, estão sem luz em seus imóveis nesta quarta-feira (23) por conta de uma ação da concessionária de energia. Foram retirados postes de energia e um gerador. Em resposta, a população realizou um protesto em frente ao Paço Municipal.
A moradora do bairro Sirlei do Nascimento Mangabeira, de 37 anos, contou que os moradores se juntaram para comprar “bons fios e transformadores”, a fim de melhorar o abastecimento de energia na região. Segundo ela, a concessionária não tem atendido aos pedidos dos moradores e nem quis instalar um relógio de luz para a comunidade.
“Hoje a Elektro, mais uma vez, veio, tirou os transformadores, os fios, até os postes e levou tudo, deixando quase 5 mil pessoas sem energia. Sendo que há vários moradores com problemas de saúde, que precisam refrigerar remédios, usar inalador e até oxigênio”, afirma a mulher.
Em resposta, moradores foram até a Prefeitura de Guarujá e protestaram. “Falamos com o prefeito e entramos em contato com alguns influencers da cidade. Foi assim que conseguimos que a Elektro devolvesse o que foi levado”.
Apesar da concessionária ter devolvido os equipamentos, segundo a moradora, a comunidade vai se reunir novamente para religar tudo e não passar a noite no escuro, já que a concessionária não fará a reinstalação.
Posicionamentos
Segundo a Prefeitura de Guarujá, o corte do sistema de iluminação pública e do abastecimento primário de energia das residências no bairro Vila Nova foi feito em uma ação de responsabilidade exclusiva da Neoenergia, que retirou um gerador e três postes que levavam energia à comunidade.
A Administração Municipal informou que atendeu os moradores e explicou que a iniciativa foi feita sem aviso e sem determinação judicial prévia, o que induziu secretarias ao erro.
Por determinação do prefeito Farid Madi, a Advocacia Geral do Município (AGM) foi instruída a orientar os moradores, que ingressaram com pedido de tutela antecipada para o restabelecimento imediato do fornecimento de energia às famílias afetadas, sob as penalidades impostas pela lei.
A Administração Municipal lamentou a iniciativa da empresa e "espera, em tempo oportuno, uma retratação, além da adoção de uma política de comunicação mais eficiente".
Em nota, a concessionária Neoenergia Elektro disse que, com o apoio da Prefeitura Municipal, Polícias Militar e Civil, foi realizada nesta quarta-feira (23) "uma ação de combate ao furto de energia no bairro Vila Nova. Os imóveis que ficaram sem energia não possuíam cadastro junto à concessionária".
Fonte: Atribuna







Comentários