CASOS DE DENGUE CAEM QUASE 55% NA BAIXADA SANTISTA COM AÇÕES PREVENTIVAS E VACINAÇÕES.
- Guaruja milgrau
- 11 de ago.
- 1 min de leitura
Campanhas de vacinação e medidas preventivas contribuíram para uma redução de 54,93% nos casos de dengue na Baixada Santista. Os dados foram fornecidos pelas prefeituras de Santos, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Guarujá, e comparam o primeiro semestre de 2025 com o mesmo período de 2024.
A queda se deve, principalmente, ao reforço no monitoramento de áreas críticas, com cobertura ampliada e antecipada, o que ajudou a evitar focos do mosquito transmissor.
Guarujá também alcançou uma redução expressiva nos casos. Em 2024, foram 8.450 registros no primeiro semestre; neste ano, o número caiu para 2.623 — uma queda de 69%. O município promoveu ações de vacinação em oito escolas públicas, vacinando mais de 500 crianças. Além disso, utiliza os peixes barrigudinhos (Poecilia reticulata) como aliados na eliminação de larvas em locais de difícil acesso.
Durante o período de menor incidência da doença, Guarujá tem realizado pesquisas larvárias em diferentes bairros para mapear a infestação e planejar novas ações com base nos dados obtidos.
Fonte: SantaPortal





Comentários