Casa de Apoio ao Servidor: acolhimento emocional e psicossocial aos servidores
- Guaruja milgrau
- 15 de ago.
- 2 min de leitura
Importante equipamento voltado ao apoio emocional e psicossocial dos servidores municipais, a Casa de Apoio ao Servidor de Guarujá, vem sendo reestruturada pela Prefeitura, sob coordenação da Secretaria de Gestão Administrativa (ADM), para oferecer um atendimento ainda melhor. Desde o início do ano, no local estão sendo promovidas ações educativas e encontros temáticos, além de atendimentos individuais e em grupo, com o objetivo de fortalecer a saúde mental e o equilíbrio, de acordo com a necessidade de cada funcionário.
Entre os meses de janeiro a julho deste ano, foram 590 atendimentos individuais realizados, além de atividades em grupo que envolveram cerca de 180 participantes, durante os encontros temáticos promovidos pelo setor, onde foram abordados assuntos como transtornos por uso de álcool e outras drogas, direitos da pessoa com deficiência, cuidados coma saúde mental e sobre os cuidados com os cuidadres, além de palestra sobre o Dia da Mulher.
As ações desenvolvidas visam o fortalecimento de vínculos, a empatia e a humanização das relações no ambiente institucional, reforçando a valorização do servidor enquanto parte essencial do serviço público. O trabalho é realizado com base em diretrizes técnicas, garantindo o acompanhamento adequado e contínuo àqueles que buscam apoio por meio do equipamento.
“A Casa de Apoio ao Servidor e a nossa Medicina do Trabalho, que estão sendo reestruturadas, estão abertas aos servidores para qualquer necessidade, para ajudá-los. Sabemos que muitos precisam desse apoio”, ressaltou o secretário de Gestão Administrativa. “Se o servidor tem a saúde mental afetada, afeta a saúde em família, a qualidade de vida. Estes serviços estão sendo estruturados para atender a demanda de todos os servidores da Prefeitura, garantindo melhor qualidade de vida aos mesmos, e consequentemente, resultando em um melhor atendimento ao munícipe”, finalizou.
Outros serviços
A Casa de Apoio ao Servidor fica na Avenida Presidente Kennedy, 111, no Jardim Helena Maria e funciona das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. No local, também acontece o atendimento do Setor de Saúde Ocupacional/Medicina do Trabalho e Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho. Os servidores também podem acessar os contatos de WhatsApp (13) 3347-1021 (Casa de Apoio) (13) 33471020 (Medicina do Trabalho) e (13) 99763-3949 (Segurança do Trabalho)
Perícia médica, apoio psicológico, assistência social e apoio a dependentes químicos, além de atividades voltadas à segurança do trabalho, entre outros, são alguns atendimentos feitos no local, um espaço confortável, bem dividido e climatizado, com o objetivo de oferecer maior suporte aos servidores.
No espaço funcionam os consultórios para receptivo de atestados de curta e longa duração e para acompanhamento humanizado com psicóloga e assistente social, salas para rodas de conversa e atendimento em grupo, setor administrativo da Saúde Ocupacional, sala de reuniões e espaço para comissão multiprofissional e o Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho.





Comentários