top of page
Buscar

Aeroporto de Guarujá avança e deve começar a operar no próximo semestre no litoral de São Paulo

  • Foto do escritor: Guaruja milgrau
    Guaruja milgrau
  • 29 de jul.
  • 1 min de leitura

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aguarda o envio de documentos pela Prefeitura de Guarujá para analisar o processo de homologação do futuro Aeroporto Civil Metropolitano, localizado na Base Aérea de Santos, para voos comerciais. Além dessa questão burocrática, o início das operações segue previsto para o próximo semestre, conforme anunciado em abril pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante a entrega da primeira fase das obras do aeródromo.


Um processo de homologação havia sido aberto anteriormente, mas foi arquivado devido à ausência dos documentos obrigatórios. Cabe à Prefeitura de Guarujá, responsável pela estruturação e regularização do aeródromo junto à Anac, encaminhar toda a documentação exigida conforme a regulamentação vigente, informou a agência em nota.


Atualmente, estão em andamento as obras do terminal provisório de passageiros, cuja conclusão a Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério de Portos e

Aeroportos, espera para novembro. Esses serviços aguardam homologação da Anac.


O secretário de Infraestrutura e Obras de Guarujá, Henrique Menin, afirma que tudo está dentro do prazo previsto. Segundo ele, o investimento total nos trabalhos — que incluem pista de pousos e decolagens, cerca operacional e terminal de passageiros — é de aproximadamente R$ 26,5 milhões.


O terminal de passageiros começou a ser construído em maio, com uma equipe diária de dez a 15 trabalhadores. A estrutura provisória será modular, composta por 21 peças, e terá capacidade para receber até 24 passageiros simultaneamente.


Primeiramente, foi demolida uma edificação antiga, onde funcionava o cinema da Base Aérea, para dar lugar aos contêineres da obra. Atualmente, os trabalhos estão na fase de fundação, escavação e estaqueamento, explica Menin.


Fonte: Atribuna


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page