top of page
Buscar

VENDAS PARA O DIA DOS NAMORADOS DEVEM SUBIR 10% NO LITORAL DE SP.

  • Foto do escritor: Guaruja milgrau
    Guaruja milgrau
  • 5 de jun.
  • 3 min de leitura

Em junho, as vitrines de Santos e região se enchem de vermelho, corações e promoções para o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho. A data movimenta o comércio, que espera um aumento de 10% nas vendas, segundo a CDL Santos Praia. Presentes como flores, chocolates, perfumes, roupas e calçados são os mais procurados pelos apaixonados.


“Seja lembrancinha ou um presentão, todo mundo gosta de receber algo especial no Dia dos Namorados e por isso, muitas pessoas vão as compras”, conta o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi. “É uma data forte para o comércio. As mulheres devem ganhar flores, chocolates, perfumes e claro, sapatos. Já os homens, costumam ser presenteados com roupas e calçados”, conclui.


Pesquisa nacional

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas mostra esta tendência de aumento nas vendas. No Brasil, o Dia dos Namorados deve levar cerca de 93 milhões de consumidores para as compras. Em média, as pessoas devem gastar cerca de R$ 238 com os presentes e a estimativa é de movimentar R$ 22,14 bilhões no varejo e serviços em todo país.

De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados pretendem presentear no Dia dos Namorados. Em relação as compras, 38% das pessoas que vão dar presentes, esperam gastar o mesmo valor do que no ano passado, 33%, gastar mais e 16% gastar menos.


Entre os presentes mais procurados pelos apaixonados, roupas vem em primeiro lugar na preferência (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (34%), calçados e jantar (20%) e bombons e chocolates (8%). Quanto às comemorações, 39% pretendem comemorar a data em casa, 31% em um restaurante e 8% num hotel / motel.


Segundo a pesquisa, 76% das pessoas que pretendem comprar vão fazer pesquisa de preço antes de decidir, principalmente pela internet (86%). Para 69%, a principal forma de pagamento será à vista, principalmente no Pix (34%). 28% citam o pagamento à prazo, principalmente no cartão de crédito parcelado (22%). A média será de 3,5 prestações. Seis em cada dez consumidores pretendem comprar em lojas físicas, principalmente no shopping center (21%), shoppings populares (16%), lojas de departamento (7%) e lojas de rua (6%).


Um dado preocupante da pesquisa diz respeito ao controle financeiro dos consumidores que pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados. 31% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, sendo que do total destes, mais de 70% estão com nome negativado.


Metodologia

Público-alvo: consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para o dia dos namorados deste ano.

Método de coleta: pesquisa realizada pela web e pós-ponderada por sexo, idade, estado e renda.


Tamanho amostral da Pesquisa: 1032 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes para o Dia dos Namorados. Em seguida, continuaram a responder o questionário 607 casos, somente com os que tinham a intenção de compra para esta data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,0 p. p. e 3,9 p. p. para um intervalo de confiança a 95%.


Período da coleta dos dados: de 28 de abril a 7 de maio de 2025


Divulgação: 2 de junho de 2025


Fonte: SantaPortal

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
PROCON

A Prefeitura de Guarujá, por meio do Procon Municipal, iniciou nesta quarta-feira (17), a Operação Natal. Até a próxima terça-feira (23), 20 estabelecimentos dos setores de brinquedos, vestuário, perf

 
 
 

Comentários


bottom of page