TREM QUE LIGARÁ SÃO PAULO À BAIXADA SANTISTA E AO LITORAL PAULISTA ENTRA EM NOVA FASE E TERÁ TRAJETO DE 90 MINUTOS
- Guaruja milgrau
- há 4 dias
- 2 min de leitura
O Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul, que vai conectar a cidade de São Paulo à Baixada Santista por meio de uma linha férrea, já está em fase de estudos. Com trajeto estimado entre 80 km e 130 km, a viagem deverá durar cerca de 90 minutos. O projeto prevê a criação de 13 mil empregos e deve contribuir para a redução do tráfego no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).
A Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI) informou que estão em desenvolvimento os estudos de viabilidade do TIC Eixo Sul. A conclusão dessa etapa está prevista para o primeiro semestre de 2027. A iniciativa integra o programa SP nos Trilhos, que, segundo o Governo de São Paulo, contempla mais de 40 projetos voltados à ampliação da malha de metrôs, trens metropolitanos e a implantação dos Trens Intercidades (TICs) e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).
“Ao todo, as iniciativas estão estimadas em mais de R$ 190 bilhões, somando mais de mil quilômetros de extensão de trilhos na Grande São Paulo, interior e litoral”, afirmou em nota.
O TIC Eixo Sul tem previsão de investimento de R$ 15 bilhões, com percurso entre 80 km e 130 km, duração de viagem de cerca de 90 minutos e um público potencial de 1,8 milhão de pessoas.
Trajetos
O primeiro trajeto utilizaria a Linha 10 – Turquesa da CPTM até Rio Grande da Serra, seguindo por uma ferrovia já existente até Paranapiacaba. A descida da Serra do Mar ocorreria por meio do sistema cremalheira, originalmente desenvolvido para o transporte de cargas e passageiros, utilizando a atual infraestrutura ferroviária que conecta o planalto ao litoral.
Esse trajeto segue uma rota ferroviária clássica, oferecendo um caminho já estabelecido, embora com desafios técnicos na adaptação para novos serviços.
Já a segunda alternativa partiria da Zona Sul da capital paulista, com dois possíveis pontos de partida: a Rodovia dos Imigrantes ou a Linha 9 – Esmeralda, conectando-se a uma antiga ferrovia até a região de Parelheiros.
Fonte: Atribuna

Kommentare