TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE SANTOS SERÁ O PRIMEIRO DO BRASIL A TESTAR BIOMETRIA FACIAL
- Guaruja milgrau
- há 5 dias
- 1 min de leitura
O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais, no Porto de Santos, deve ser o primeiro a testar o sistema de identificação biométrica por reconhecimento facial. O terminal foi escolhido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para testar o dispositivo que será utilizado na identificação de passageiros, tripulantes e funcionários de empresas. O objetivo do Governo Federal é obrigar o uso do sistema em portos e aeroportos e, para isso, prepara uma portaria que deverá ser lançada até o final de março.
Em nota, o MPor informou que está desenvolvendo o projeto em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) desde setembro do ano passado. “Até o final de março deverá ser publicada a portaria que institui esse mecanismo de identificação biométrica e, com base nessa nova norma, será feita a prova de conceito no terminal de cruzeiros marítimos do Porto de Santos”.
O ministério informou que mantém reuniões com o Concais para organizar e viabilizar a implantação do sistema e a realização da prova de conceito, ou seja, a execução de testes no terminal para “verificar a viabilidade técnica da iniciativa e apontar pontos de melhoria”.
O MPor acrescentou que está realizando reuniões com o Serpro e outros envolvidos para preparar o sistema. “A ideia é torná-lo obrigatório em todo o País para aeroportos, portos e terminais portuários e hidroviários”.
A pasta explica que, com o sistema, será possível receber em tempo real as informações de interesse das autoridades competentes, de forma rápida, assertiva, sem uso de papel e com segurança dos dados e das informações pessoais.
Fonte: Atribuna




Comentários