top of page
Buscar

ROUBO DE CELULAR: GOVERNO DE SÃO PAULO E GOOGLE FECHAM PARCERIA PARA BLOQUEAR APARELHOS ROUBADOS.

  • Foto do escritor: Guaruja milgrau
    Guaruja milgrau
  • 22 de jun.
  • 2 min de leitura

A Polícia Militar de São Paulo anunciou uma parceria com o Google para combater roubos e furtos de celulares. A partir de agora, os policiais poderão usar uma ferramenta integrada aos Terminais Portáteis de Dados (TPDs) para localizar e bloquear os aparelhos em tempo real, durante o atendimento da ocorrência. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, estiveram no anúncio, ocorrido no último dia 10, uma terça-feira.


Durante o evento, a PM anunciou a utilização da ferramenta desenvolvida com base no Google Localizador que, de acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DITIC), será útil para bloquear o aparelho durante os atendimentos de ocorrências.


Além disso, a nova tecnologia também conta com um sistema de emissão de alertas sonoros, que permitem que a vítima identifique a localização do aparelho em tempo real.


Em casos extremos, a ferramenta poderá apagar todos os dados do celular. No entanto, o recurso só será acionado com o consentimento da vítima, que precisa fornecer as informações necessárias aos agentes para a ativação do serviço. O órgão ressalta que todas as ações devem ser documentadas pelo agente.


Porém, a DITIC salienta que a ferramenta será usada como apoio imediato à vítima e não substitui nem o registro do Boletim de Ocorrência, informando o IMEI do aparelho, nem as investigações policiais.


Autoridades comentam sobre a novidade

"A tecnologia é uma parte essencial da nossa estratégia de segurança pública em São Paulo. Essa parceria, estabelecida pela Polícia Militar, aliada à inteligência e investigação policial, vai permitir avançar ainda no combate a esse tipo de crime”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.


Já o governador Tarcísio de Freitas diz que "a segurança pública em São Paulo está avançando com tecnologia, integração e respeito ao cidadão. Essa parceria da PM com o Google é mais uma ferramenta importante para coibir o crime e proteger a população”.


A medida é considerada um reforço tecnológico no enfrentamento desse tipo de crime, que já soma 24,7 mil ocorrências na capital paulista entre janeiro e abril deste ano — número 12,9% menor em relação ao mesmo período de 2023.


Fonte: Atribuna


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page