top of page
Buscar

RADAR NO LITORAL DE SP DETECTA CHUVAS NÃO CAPTADAS POR OUTROS EQUIPAMENTOS.

  • Foto do escritor: Guaruja milgrau
    Guaruja milgrau
  • 8 de jul.
  • 1 min de leitura

O radar meteorológico de Ilhabela, instalado no litoral norte de São Paulo, tem ampliado a capacidade de previsão da Defesa Civil, ao identificar chuvas que passam despercebidas por outros sistemas. A constatação foi feita pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que comparou dados com o radar de banda S localizado em Salesópolis, na Grande São Paulo.


Durante o monitoramento das chuvas persistentes que atingiram a região por mais de 72 horas, o radar da capital não registrou as precipitações. Isso ocorre porque o relevo montanhoso da Serra do Mar forma uma barreira para radares de longo alcance.


Tecnologia banda X 


Diferente dos radares convencionais, o equipamento de Ilhabela opera na banda X, com alcance menor, mas maior precisão em áreas de relevo acidentado. Segundo a Defesa Civil, ele consegue detectar chuvas orográficas, formadas quando nuvens carregadas colidem com elevações e provocam precipitação.


Willian Minhoto, meteorologista da Defesa Civil, explica esse tipo de chuva: “É conhecida como chuva de montanha e costuma ocorrer com frequência em regiões serranas, podendo apresentar volumes expressivos”. 


Monitoramento integrado já emitiu 149 alertas


O radar de Ilhabela foi adquirido em 2023, por R$ 10 milhões, e integra o plano estadual de modernização da rede de monitoramento. Em 2024, outro radar foi instalado em Campinas. Atualmente, o estado conta com sete radares meteorológicos, incluindo unidades em Bauru, Presidente Prudente, dois na capital, além de Salesópolis.


Todos operam sob coordenação do Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos (Cepram), responsável por integrar dados e emitir alertas via Cell Broadcast. Desde quarta-feira (2), três alertas foram enviados para moradores do litoral paulista, incluindo São Sebastião e Ubatuba.


Fonte: CostaNorte


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page