top of page
Buscar

Planetário Urânia: 3 mil alunos da rede municipal participam de experiência interativa e lúdica

  • Foto do escritor: Guaruja milgrau
    Guaruja milgrau
  • 11 de mai.
  • 2 min de leitura

Alunos da rede municipal de ensino de Guarujá participaram de uma experiência inédita nesta semana: o Planetário Urânia. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), contemplou nove unidades de ensino fundamental I e II, proporcionando uma viagem ao espaço a 3 mil estudantes. De forma lúdica e interativa, eles aprenderam sobre os planetas, constelações e fenômenos cósmicos, despertando o interesse científico.



A ação, que foi um preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), chegou a Guarujá na última segunda-feira (5), atendendo os alunos da escola municipal Angelina Daige, na Vila Áurea. Ao longo da semana, a iniciativa percorreu cinco unidades, encerrando as apresentações na escola municipal Benedita Black, no Perequê, nesta sexta-feira (9).



Durante as sessões, a cúpula projetava imagens do céu na latitude do Município, para a garotada ter uma experiência completa e de acordo com a sua localização. Segundo a Seduc, o conteúdo abordado será trabalhado em sala de aula nas próximas semanas para fixação do aprendizado e servirá também como um reforço para os estudantes que participaram da OBA, no dia 16.



A estudante Karine Rocha dos Santos, do 9º ano da Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente, ficou admirada com as imagens projetadas em 360º. “Achei muito interessante, parecia real. Nunca tinha visto nada parecido.”, afirmou. Ela complementou dizendo que vai participar pela primeira vez da prova da OBA e a experiência vai ajudá-la a conquistar uma boa nota.



Para a professora de Ciências da unidade, Luciana Vieira, a atividade imersiva é uma grande oportunidade para os alunos ganharem conhecimento cientifico sobre o universo. “É muito bacana ver os olhinhos brilhando dos alunos depois de saírem da cúpula. É uma grande oportunidade para despertar o conhecimento científico neles e, quem sabe, teremos futuros astronautas por aqui”, celebra.



O secretário municipal de Educação destaca que experiências como essa ajudam a aumentar a motivação do aluno. “Dessa forma eles passam a perceber que a escola pode ser um lugar legal e que incentiva o crescimento deles”, salienta.



 
 
 

Comments


bottom of page