PETROBRAS AVANÇA NA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO LITORAL DE SP COM DESCOBERTA NO PRÉ-SAL EM DIREÇÃO A SANTOS.
- Guaruja milgrau
- 24 de jun.
- 1 min de leitura
Em menos de dois meses, a Petrobras confirmou duas descobertas de petróleo no Bloco de Aram, na Bacia de Santos, sendo uma das áreas mais promissoras do pré-sal brasileiro. Esses achados foram anunciados em 17 de março e 9 de maio deste ano. Os anúncios representam um avanço na exploração da região litorânea de São Paulo.
No primeiro anúncio, a estatal revelou a presença de petróleo e gás natural no poço 4-BRSA-1395-SPS, a cerca de 245 quilômetros da costa, em linha reta com a cidade de Santos. Já na descoberta de maio, foi confirmado petróleo de alta qualidade e sem contaminantes no poço 3-BRSA-1396D-SPS, localizado a 248 quilômetros da costa e pertencente ao mesmo bloco.
Ambos os poços fazem parte do Bloco de Aram, operado pela Petrobras em consórcio com a empresa chinesa CNPC (que possui 20% de participação). As descobertas integram o Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), que prevê mais perfurações e testes até 2027, sob supervisão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Exploração de petróleo no litoral de São Paulo
O intervalo entre os anúncios — 53 dias — chama a atenção pela raridade de descobertas consecutivas de petróleo em um mesmo bloco. Apesar de a Petrobras ter intensificado suas atividades exploratórias no pré-sal, é incomum que uma mesma região apresente confirmações próximas em questões temporais.
Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, os resultados mostram que os investimentos em novas reservas estão dando frutos. “Estamos investindo fortemente na busca de novas reservas e os resultados estão vindo. Neste ano, já anunciamos descobertas também em Brava e em Búzios”, afirmou.
Fonte: Atribuna






Comentários