OPERAÇÃO DESMANTELA ORGANIZAÇÃO NA BAIXADA SANTISTA DE TRÁFICO INTERNACIONAL VIA PORTOS DO BRASIL.
- Guaruja milgrau
- 12 de jun.
- 2 min de leitura
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (11), a 2ª fase da Operação Taeguk, que teve como resultado ao menos três homens presos e a apreensão de 1,6 tonelada de cocaína. A ação tem como intuito desarticular uma associação criminosa com sede na Baixada Santista especializada no tráfico internacional de drogas pelos portos do Brasil, especialmente o Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
A segunda fase da operação visa a responsabilização penal de envolvidos em caso de tráfico internacional de droga, após apreensão de 1.600kg de cocaína em embarcação que partiu do litoral de São Paulo e tinha como objetivo abastecer os mercados da Europa e África. Essa droga foi apreendida posteriormente na região de Cabo Verde.
A investigação aponta que a atuação dos criminosos consistia na ocultação de grandes quantidades de droga em navios, incluindo a utilização de técnicas sofisticadas de ocultação dos entorpecentes, como o uso de compartimentos ocultos. Além disso, havia a cooptação de tripulantes.
No total, a operação teve o cumprimento de 12 ordens de prisão e 10 mandados de busca e apreensão, sendo oito deles distribuídos entre os municípios de Praia Grande, Guarujá, São Vicente e Bertioga.
De acordo com informações da TV Tribuna, as ações na Baixada Santista resultaram em três pessoas presas até o momento. Ainda de acordo com a apuração, entre os presos estão um empresário de 60 anos e um carpinteiro; ainda não há informações sobre o terceiro detido.
Além dessas medidas, foi determinado o bloqueio de bens e valores até o montante de R$ 310 milhões, visando a descapitalização da organização criminosa e a reparação dos danos decorrentes da atividade ilícita.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, com agravantes em razão da transnacionalidade dos delitos.
A operação acontece um dia após notícia de que o Porto de Santos teve a maior apreensão de cocaína em quatro anos, com mais de 1,5 tonelada da droga.
Fonte: Atribuna





Comentários