NOVO AEROPORTO DE GUARUJÁ TERÁ VOOS COMERCIAIS NO FIM DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2026, DEFENDE DEPUTADO FEDERAL
- Guaruja milgrau
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Em uma “previsão realista”, o Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá, no litoral de São Paulo, começará a receber voos comerciais daqui a um ano. É no que crê o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Ele se reuniu nesta quarta-feira (3), em Brasília, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Relatou ter conseguido a garantia do repasse de R$ 4 milhões para investimentos posteriores ao fim das obras do aeródromo. A previsão de pousos e decolagens em dezembro de 2026, no entanto, é “minha opinião”, como diz Barbosa, que “sempre falei em um prazo bem razoável” para o início das operações — Prefeitura de Guarujá e ministério já declararam que o início seria no próximo semestre. O tucano pondera que a construção do terminal de passageiros, em andamento, é a última etapa de obras.
Porém, faltam itens que serão custeados com a verba assegurada nesta quarta: a elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), que indicará obstáculos no entorno do aeroporto; o Plano Diretor Aeroportuário, que baseará o planejamento, a instalação e o desenvolvimento da infraestrutura do aeródromo, e o Papi, sigla em inglês que denomina o sistema de iluminação para orientar pilotos sobre a altitude na qual viajam ao se aproximarem do aeroporto. “Com intervenções e planejamento, (dezembro) é uma previsão realista.”
Agilizar plano
A pedido do prefeito de Guarujá, Farid Madi (Pode), a secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Thaís Margarido, participou da reunião com o ministro. E tomou uma providência: após a garantia da verba, foi à Infraero, com a qual o Município mantém contrato de assessoramento e gestão, e pediu à empresa que inclua a elaboração do Plano Diretor no acordo. Deverá ficar pronto em seis a oito meses.
Sem data
Ainda sobre o aeroporto, não há data para que a subcomissão criada para acompanhar as obras e a homologação (autorização de funcionamento) do Aeroporto de Guarujá comece a se reunir. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal a aprovou em outubro.
Fonte: Atribuna





Comentários