top of page
Buscar

MAIS DE 5 MILHÕES DE ELEITORES PODEM TER O TÍTULO DE ELEITOR CANCELADO

  • Foto do escritor: Guaruja milgrau
    Guaruja milgrau
  • 12 de mai.
  • 1 min de leitura

O prazo para regularizar o título de eleitor termina na próxima segunda-feira (19). Segundo o TSE, cerca de cinco milhões de eleitores ainda têm pendências e podem ter o título cancelado. Desde 7 de março, mais de 111 mil pessoas buscaram a Justiça Eleitoral para se regularizar. Considera-se eleitor faltoso aquele que não votou, não justificou e não pagou multa nas três últimas eleições (cada turno conta como uma). O título regular é necessário para votar, assumir cargos públicos, obter passaporte, CPF, entre outros atos oficiais.


O cancelamento não se aplica a eleitores facultativos, pessoas com deficiência comprovada ou quem apresentou justificativa aceita. A regularização pode ser feita gratuitamente nos sites do TSE e TREs ou presencialmente no cartório eleitoral, com documentos como identidade oficial e comprovantes eleitorais.


Quem estava no exterior pode justificar a ausência até 60 dias após cada turno ou 30 dias após retornar ao Brasil. Caso contrário, deve quitar a multa correspondente.


Fonte: Agência Brasil



 
 
 

Comentários


bottom of page