LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS NA BAIXADA SANTISTA: MAIS DE 700 MIL AINDA PRECISAM REGULARIZAR.
- Guaruja milgrau
- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Dos 935.937 veículos ativos na Baixada Santista, 701.031 ainda devem ser licenciados neste ano, aponta o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). O calendário anual de licenciamento foi aberto no dia 1º. Até o fim deste mês, a quitação é para veículos com placas de finais 1 e 2.
Segundo o Detran-SP, no Estado, 8,5 milhões de veículos registrados tiveram o licenciamento quitado até o final de maio. Na Baixada Santista, foram 234.906 (25,1%).
De acordo com o calendário oficial, em agosto, será a vez dos veículos de placas com finais 3 e 4; em setembro, 5 e 6; outubro, 7 e 8; em novembro, final 9 e, em dezembro, final 0.
O calendário para caminhões e caminhões-tratores é diferente: começa em setembro, mês em que os veículos de placas terminadas em 1 e 2 devem fazer o pagamento da taxa. Na sequência, vêm as placas 3, 4 e 5, em outubro; 6, 7 e 8, em novembro, e de finais 9 e 0, em dezembro.
De acordo com o departamento, cerca de 21 milhões de motos, carros, caminhonetes e outros devem ser licenciados ao longo do ano. Neste ano, o valor da taxa de licenciamento é de R$ 167,74, o que representa um aumento de 4,69% em relação ao ano passado.
Antes de pagar a taxa de licenciamento, o proprietário precisa, antes, quitar todos os eventuais débitos que o veículo tenha, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e eventuais multas de trânsito, como alerta o Detran-SP.
A exemplo de anos anteriores, não há mais o envio de boleto físico pelos Correios. O dono do veículo deve pagar o licenciamento usando o número do Renavam pelos canais oficiais, como aplicativos de bancos, internet banking e a carteira digital de trânsito.
O departamento reforça que o licenciamento é obrigatório e, caso não seja cumprido, pode acarretar o recolhimento do veículo — que, ao ser abordado, será retirado das ruas e enviado a um pátio credenciado.
A liberação poderá ser feita de maneira imediata a partir da Liberação Instantânea de Veículos (Live). Esse é um novo serviço, disponível no site do Detran-SP.
Fonte: Atribuna






Comentários