HOTÉIS DEVEM GARANTIR DIARIA DE 24h; REGRA JÁ VALE PARA A ALTA TEMPORADA NO LITORAL
- Guaruja milgrau
- há 15 horas
- 1 min de leitura
Com a chegada da temporada de verão, que aquece ainda mais o turismo no litoral paulista, hotéis e pousadas devem se atentar às novas regras que entraram em vigor nesta terça-feira (16).
A principal mudança, promovida pelo Ministério do Turismo (MTur), define que a diária de hospedagem deve cobrir um período de 24 horas, dentro das quais os estabelecimentos têm um intervalo de três horas reservado para a arrumação e limpeza dos quartos.
A medida visa padronizar práticas que já eram comuns no mercado, mas que careciam de regulamentação específica.
Os hotéis mantêm a liberdade de definir seus horários de check-in (entrada) e check-out (saída) dentro desses critérios, mas essas informações precisam ser comunicadas ao hóspede de forma clara e prévia, tanto pelos estabelecimentos quanto por agências e plataformas de reservas.
Além de organizar o fluxo, a nova regra flexibiliza a cobrança de tarifas diferenciadas para quem precisa entrar antes ou sair depois do horário combinado (early check-in ou late check-out).
São três horas de intervalo entre as saídas e entradas dos hóspedes, para que nossos colaboradores tenham tempo de preparar a hospedagem. Isso no Brasil já era de praxe, mas, com a regulamentação exata, serve para tirar qualquer dúvida”, explica Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
Fim da ‘Ficha de Papel’ em 2026
Outra mudança significativa que impactará o setor hoteleiro, mas que ficará para depois do Carnaval, é a digitalização do registro de hóspedes. O governo instituiu a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) Digital, que substituirá integralmente o modelo de papel.
Fonte: CostaNorte




Comentários