top of page
Buscar

Guarujá prorroga as inscrições para cadastro de bandas e blocos de carnaval

  • Foto do escritor: Guaruja milgrau
    Guaruja milgrau
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

A Prefeitura de Guarujá prorrogou as inscrições para o cadastro de bandas e blocos carnavalescos do Município. O prazo agora vai até o dia 26 de janeiro. Os interessados devem protocolar o pedido na se da Secretaria Municipal de Cultura – Secult (Rua Azuil Loureiro, 235, bairro Santa Rosa), após o preenchimento do documento disponibilizado no link https://www.guaruja.sp.gov.br/plataforma/wp-content/uploads/2026/01/21-0Th35o14k1-2026.pdf. O horário de atendimento é das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.


Os desfiles de blocos e bandas acontecerão nas vias públicas da Cidade entre os dias 6 e 17 de fevereiro. A organização ficará sob responsabilidade da Comissão de Carnaval, que será encarregada de analisar e autorizar os pedidos de circulação de blocos, bandas de bairro, desfiles em ruas e avenidas e também as chamadas bandas fixas.


Todas as decisões da Comissão de Carnaval e demais notificações serão publicadas no Diário Oficial do Município. A regulamentação do credenciamento, a circulação e a apresentação das bandas e blocos do Carnaval 2026 está sob o comando das secretarias municipais de Cultura (Secult), Defesa e Convivência Social (Sedecon) e Mobilidade Urbana (Semob), que publicaram uma resolução conjunta no Diário Oficial do último dia 10 de janeiro.


O secretário de Cultura explica que o processo de cadastramento marcará o início da definição das regras e diretrizes do evento. “Após essa etapa, iniciaremos as reuniões com a Comissão Organizadora e demais autoridades responsáveis, nas quais serão estabelecidos os trajetos, sempre levando em consideração os princípios de urbanismo, trânsito e os protocolos de segurança, infraestrutura e organização”.


O secretário destaca ainda que os tópicos serão abordados de forma integrada, com a participação de representantes da Secult, Semob, Sedecon, além da Polícia Militar (PMESP) e outros órgãos envolvidos. “O carnaval de bandas e blocos é uma festa da diversidade, que celebra a democratização no uso dos espaços públicos, característica da gestão”, finalizou.


Regramento dos desfiles já foi definido em cronograma


As apresentações poderão ocorrer entre 6 e 17 de fevereiro de 2026, com horário máximo de encerramento às 22 horas. Será permitido até quatro blocos ou bandas por dia, sendo apenas um por bairro, com intervalo mínimo de duas horas entre elas.


Cada bloco ou banda poderá desfilar por até 90 minutos, com 30 minutos prévios de concentração. O repertório deverá ser exclusivamente de músicas carnavalescas, sendo proibidas letras que façam apologia ao crime, às drogas, à violência, tenham conteúdo discriminatório ou atentem contra instituições públicas.


Cada bloco ou banda deverá contratar equipe de segurança privada, de acordo com a legislação. A Diretoria de Trânsito e Transporte Coletivo será responsável pela sinalização viária necessária, enquanto a Guarda Civil Municipal atuará no ordenamento social, em apoio à Polícia Militar.


Para solicitar bloqueio de vias, o organizador também deverá protocolar pedido junto à Secult.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page