DETENTOS SÃO CONTIDOS APÓS PRINCÍPIO DE MOTIM EM PRESÍDIO DE PRAIA GRANDE
- Guaruja milgrau
- 10 de mai.
- 1 min de leitura
Um grupo de detentos precisou ser contido após organizar um princípio de motim no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Praia Grande, nesta quinta-feira (8). Segundo apurado pelo Santa Portal, foi necessário o uso de gás de efeito moral e balas de borracha.
De acordo com informações do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), a confusão teve início na hora do recolhimento dos detentos, quando três presos do pavilhão disciplinar desacataram os policiais penais.
Os três detentos se negaram a retornar às celas e xingaram os policiais. Na sequência, o trio forçou a porta da cela e os demais presos se juntaram a eles no pátio, momento em que começaram a montar uma barricada.
Segundo o Sifuspesp, o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) precisou ser acionado e utilizar balas de borracha e efeito moral para conter os detentos e fazer com que eles retornassem à cela. Ainda de acordo com o sindicato, o princípio de motim foi contido por volta das 19h e não há relatos de feridos.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) classificou a ocorrência como um princípio de tumulto, e que a confusão foi contida em 10 minutos pela Célula de Intervenção Rápida (CIR), composta por policiais penais.
A pasta também afirmou que não houve danos às instalações e que os custodiados envolvidos no ato de insubordinação vão responder disciplinarmente, estando sujeitos às sanções previstas na legislação.
O GIR regional está no CDP nesta sexta-feira (9) apenas para auxiliar na revista da unidade.

Comments