DEPUTADOS DA BAIXADA SANTISTA DISCUTEM PROBLEMAS E SOLUÇÕES PARA O TURISMO
- Guaruja milgrau
- 14 de mai.
- 3 min de leitura
Em iniciativas distintas, dois deputados estaduais da Baixada Santista debatem o turismo.
Solange Freitas (União) marcou audiência pública no dia 22, às 15 horas, na Assembleia Legislativa, para discutir “a proteção e a melhoria das condições de negócios aos agentes de viagens” em níveis estadual e nacional. O presidente da Comissão do Movimento dos Agentes de Viagens, André Colaço Cabral, pediu ajuda de Solange por causa de uma operadora do setor que, ao supostamente cometer estelionato com clientes, teria prejudicado agências que trabalharam com ela e consumidores. De acordo com nota enviada pela assessoria da parlamentar, representantes do Governo paulista, de associações do setor, do Procon e do Ministério Público de São Paulo foram chamados a participar do encontro. E, na terça-feira passada (6), o deputado Paulo Corrêa Júnior (PSD), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, fez parte de uma mesa-redonda promovida pela Associação Comercial de Santos.
No encontro, intitulado O Futuro do Turismo na Baixada Santista, Corrêa declarou ser preciso fortalecer segmentos turísticos como o esportivo, o náutico e o cultural, com planejamento de atividades e, consequentemente, maior faturamento. Uma sugestão em debate foi criar pacotes regionais de visitação em conjunto com operadoras.
Faixa para motos
Exercendo mandato até sexta (16), na licença da titular Débora Camilo, o vereador Fábio Mello (ambos do PSOL) apresentou projeto de lei propondo a criação da Faixa Azul. Seria uma pista exclusiva para motos, motonetas e veículos similares.
Fora do ‘corredor’
Mello considera ser preciso evitar que motociclistas trafeguem “no corredor”, o espaço entre veículos em diferentes faixas. Para ele, deveria haver faixas azuis em avenidas como Martins Fontes, Perimetral, Presidente Wilson e Afonso Pena.
Calendário
Vai até as 22 horas de 7 de junho — e não, dia 5, como informou a coluna de sábado — o período para propaganda dos candidatos à Prefeitura de Mongaguá. Será véspera da eleição suplementar, em 8 de junho.
Segurança I
Uma audiência pública será realizada segunda (19), às 19h, na Câmara de Vereadores de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova). O tema será Segurança Pública no Município.
Segurança II
A audiência é fruto de solicitação da Comissão de Segurança Pública, Prevenção e Combate às Drogas do Legislativo santista, presidida pelo vereador Sérgio Santana (PL) e que também conta com Fábio Duarte (PL) e Rafael Pasquarelli (União).
Cenário paulista
O ministro do Empreendedorismo e pré-candidato pelo PSB ao Governo de São Paulo, Márcio França, analisou o atual cenário político paulista e disse ao jornal O Globo não sentir “ninguém do PT” com disposição de disputar o Executivo estadual em 2026. Por isso, França, que foi governador em 2018, defende uma aliança mais ampla em apoio a seu nome.
Apelo a Lula
Há mais de um mandato tratando da questão, o vereador Benedito Furtado (PSB), de Santos, decidiu apelar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “no sentido de resolver um problema comum de todas as cidades do País: o excesso de fios e cabos” na paisagem urbana.
Sem excesso
Furtado vê riscos à segurança nesse cenário, como o de incêndios, e de interferência em internet, telefonia e energia. Em requerimento na Câmara, “rogamos pela criação de leis e/ou atos normativos” contra o acúmulo de fios e por mais fiscalização.
Feminicídios
A morte de uma mulher pelo marido policial militar, no dia 7, motivou Marcos Caseiro (PT) a propor uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para tratar de feminicídios em Santos. Também pediu uma audiência pública sobre o tema na Câmara.
Agir e prevenir
E a vereadora Renata Bravo (PSD) requer dados atualizados sobre feminicídios e violência doméstica na região. Pede ao Estado ações de prevenção e atendimento a vítimas em crimes cometidos por agentes de segurança.
Fonte: Atribuna

Comments