top of page
Buscar

COMITIVA ESTUDARÁ MAIOR TÚNEL SUBMERSO DO MUNDO PARA APLICAR TECNOLOGIAS NO SANTOS-GUARUJÁ

  • Foto do escritor: Guaruja milgrau
    Guaruja milgrau
  • 4 de mai.
  • 2 min de leitura

A Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), juntamente com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), levará uma comitiva brasileira, no próximo domingo (4), para visitar as futuras instalações do Túnel Fehmarnbelt, o maior túnel submerso do mundo, em construção na Alemanha.


A viagem tem como objetivo estudar in loco as tecnologias empregadas no túnel alemão para aplicação no projeto do Túnel Santos-Guarujá, a maior obra do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).


“Nossa missão é trazer o que há de mais moderno e eficiente no mundo para o Brasil. Conhecer de perto o maior túnel submerso do planeta é uma oportunidade única para aprimorarmos o projeto do Túnel Santos-Guarujá e garantirmos uma obra à altura dos desafios logísticos e sociais do nosso país.”, explica o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), à frente da organização da comitiva.


O Túnel Fehmarnbelt, que está sendo construído em Hamburgo, será uma ligação subaquática de 18,1 quilômetros de extensão, conectando a ilha alemã de Fehmarn à ilha dinamarquesa de Lolland, sob o Mar Báltico.


Quando concluído, será a mais longa e profunda ligação combinada de estrada e ferrovia do mundo, encurtando o trajeto entre Hamburgo e Copenhague em cerca de 160 km e impulsionando o comércio e a integração regional.


Busca de investimentos


A missão internacional teve agenda na quinta-feira (1º), em Genebra, na Suiça. Ao lado do prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), Barbosa participou de uma reunião com Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros, e Gianluca Suprani, vice-presidente mundial, visando a ampliação da movimentação de cargas e na consolidação das operações logísticas da MSC no Brasil.


O encontro, realizado na sede global da empresa, teve como objetivo fortalecer o relacionamento com a companhia e pleitear a ampliação das operações de cruzeiros no Porto de Santos. No período de temporada, o terminal de passageiros da cidade é responsável por movimentar milhares de empregos diretos e indiretos. Estima-se que cada passageiro desembarcado injete, em média, R$ 1.000,00 na economia local. Vale destacar que na última temporada de cruzeiros, foram injetados mais de 1,5 bilhões de reais na Baixada Santista.


Fonte: SantaPortal



 
 
 

Comments


bottom of page