Aula inaugural de barco a vela marca a abertura da 5ª edição do Profesp
- Guaruja milgrau
- 28 de jun.
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Guarujá realizou a solenidade de abertura da 5ª edição do Programa Forças no Esporte (Profesp), para receber os 125 alunos em situação de vulnerabilidade da rede pública municipal do ano letivo. A cerimônia, nesta quinta-feira (26), integra as comemorações pelos 91 anos da emancipação político-administrativa da Cidade e aconteceu na Base Aérea, em Vicente de Carvalho, e contou com a presença do prefeito municipal, diversas autoridades municipais e os pais e responsáveis.
A 5º edição do Profesp vai até o mês de dezembro. Além da receptividade aos alunos do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental II, das escolas municipais Lúcia Flora dos Santos, Benedito Cláudio da Silva e 1º de Maio, o evento ainda proporcionou uma aula inaugural de caiaque e barco a vela para dar um gostinho do que vem por aí neste ano letivo.
Para o prefeito, as expectativas são as melhores possíveis por poder proporcionar oportunidade e disciplina para esses jovens através do esporte. “O esporte é fundamental para desenvolver disciplina, essência do Profesp. E o maior desafio da nossa gestão é promover oportunidade aos estudantes de Guarujá, garantindo que seja uma Cidade de futuro”, enfatizou.
O secretário de Esporte e Lazer destacou a oportunidade concedida aos alunos que, além do reforço escolar, terão a oportunidade de praticar um esporte de difícil acesso e com a possibilidade de seguirem na área náutica.
“Além de todas as aulas de reforço, esses jovens em situação de vulnerabilidade poderão praticar, de forma gratuita, um esporte que normalmente é caro devido aos custos dos equipamentos. Muitos ex-alunos hoje trabalham como marinheiros, por isso o Profesp é um orgulho para a nossa Cidade”.
Richard da Silva, estudante de 14 anos da Escola Municipal 1º de Maio, não vê a hora de participar das aulas de barco a vela e espera conseguir boas oportunidades em sua futura vida profissional. “Estou ansioso para praticar o barco a vela e acredito que o programa contribuirá para grandes oportunidades de emprego no futuro”, finalizou.
Profesp
O principal objetivo do Profesp é incentivar o desenvolvimento físico, com aulas de natação, canoagem, vela, remo e recreações, e mental, com reforço escolar nas disciplinas Língua Portuguesa, Inglesa, Matemática e fomento ao civismo.
As práticas físicas começam na piscina, para que os alunos aprendam a utilizar o remo e ganharem a força física necessária para o controle do caiaque. Depois de aproximadamente três meses, as práticas evoluem para o mar, com o caiaque e o barco à vela. Desde 2018, Guarujá conta com o Programa, que já formou centenas de estudantes da Cidade.






Comentários