ANTIGO ARMAZÉM DO PORTO DE SANTOS SERÁ ENTREGUE RESTAURADO E ABRIGARÁ CENTRO TECNOLÓGICO
- Guaruja milgrau
- 20 de jan.
- 2 min de leitura
A primeira fase das obras de revitalização do antigo Armazém 7, que abrigará um centro tecnológico e educacional no Porto de Santos, deve ser concluída em abril. O espaço, ao lado do Parque Valongo, no Centro Histórico, será reconstruído de acordo com as características originais, segundo informou a Autoridade Portuária de Santos (APS).
Nos meses seguintes, a APS promete apresentar um plano de destinação para detalhar a finalidade do espaço, que deverá estar em pleno funcionamento até 2027.
Também está em andamento a revitalização da Casa de Máquinas nº 2, ao lado do Armazém 7. O local é um dos ícones da história do Porto. “Os dois equipamentos serão administrados pela APS com pautas de interesse da comunidade portuária e ligadas à integração Porto-Cidade”, diz a gestora do cais santista.
A reconstrução desses espaços faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2023 pela APS, o Ministério Público e o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). O acordo previu intervenções em várias edificações do cais no âmbito da revitalização do Centro de Santos.
O TAC determinou que o Armazém 7 e a Casa de Máquinas nº 2, que gerava vapor para operar guindastes no século 19 e no início do século 20, seriam realocados em direção à área do antigo Armazém 6 para permitir a ampliação das linhas férreas utilizadas pela empresa Cofco. Como contrapartida, a companhia está custeando a reconstrução das edificações, e a obra é realizada pela Pro Ativa Arquitetura. O valor não foi informado.
Arquitetura
O Armazém 7 conta com mais de mil metros quadrados (m²) e terá mantidas as características da construção original, de 1899. O arquiteto Gino Caldatto Barbosa explica que o armazém está sendo reconstruído.
A edificação tinha uma particularidade em relação à maioria dos demais armazéns. Ela foi pré-fabricada na Alemanha e montada no Porto de Santos, após as peças serem trazidas ao Brasil por navio. Dessa forma, para manter a ideia original, o Armazém 7 será revestido por chapas metálicas e não por paredes de alvenaria.
Fonte: Atribuna




Comentários